Livro discute Comunicação e Mobilidade


 Saindo agora da editora o livro “Comunicação e Mobilidade. Aspectos socioculturais das tecnologias móveis de comunicação no Brasil”, editado pela EDUFBa, Salvador, 2009 (ISBN – 978-85-232-0658-1), organizado por André Lemos e pelo Fabio Josgrilberg com textos de Eduardo Pellanda, Sérgio Amadeu, Gilson Schwartz, Fernando Firmino, Lucas Bambozzi, Lucia Santaella, Fernanda Bruno, além dos organizadores. O livro deve estar em breve nas livrarias. Agradecemos a todos os autores, ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, o Wi. Journal of Mobile Media, e a Edufba pelo belo trabalho de edição e revisão.

Abaixo texto da orelha e o sumário do livro:

O livro Comunicação e Mobilidade – Aspectos Socioculturais das Tecnologias Móveis no Brasil, organizado por André Lemos (UFBA/CNPq) e por Fábio Josgrilberg (Metodista, SP), oferece ao leitor uma coleção de artigos que traçam um panorama completo e atual da comunicação móvel no Brasil. Os artigos abordam diversas temáticas relevantes para a compreensão complexa do fenômeno, como a relação das tecnologias móveis de comunicação com o corpo, a cidade, a vigilância, a arte, o jornalismo, as mídias locativas e a inclusão digital. Os artigos foram originalmente publicados em inglês na revista eletrônica canadense “Wi – Journal of Mobile Media” (http://wi.hexagram.ca), em julho de 2009, e é a primeira contribuição brasileira no campo a ter uma projeção internacional.

A obra está inserida no contexto atual da computação móvel e ubíqua, oferecendo ao leitor uma visão geral do impacto das redes sem fio e dos telefones celulares no Brasil. Escrito pelos mais importantes pesquisadores do tema na área das ciências sociais aplicadas no país, o livro faz uma radiografia das múltiplas apropriações dos dispositivos móveis mostrando a sua influência nas relações sociais, econômicas, políticas e culturais. Comunicação e Mobilidade é leitura obrigatória para pesquisadores, estudantes de graduação e interessados em compreender os rumos e as perspectivas das tecnologias de comunicação móvel e seus usos no Brasil.

Sumário

Apresentação…………………………………………………………………………………………07
André Lemos, Fabio Josgrilberg

Comunicação móvel no contexto brasileiro……………………………………………..11
Eduardo Campos Pellanda

Redes municipais sem fio: o acesso à Internet e a nova agenda da cidade……19
Fabio B. Josgrilberg

Espectro aberto e mobilidade para a inclusão digital no Brasil.……………………..37
Sérgio Amadeu da Silveira

Identidade, valor e mobilidade: Motoboys em São Paulo……………………………….51
Gilson Schwartz

Tecnologias móveis como plataformas de produção no jornalismo…………………..69
Fernando Firmino da Silva

Arte e Mídias locativa no Brasil………………………………………………………………89
André Lemos

Aproximações arriscadas entre site-specific e artes locativas……………………….109
Lucas Bambozzi

Revisitando o corpo na era da mobilidade………………………………………………………123
Lucia Santaella

Vídeo-vigilância e mobilidade no Brasil.…………………………………………………………137
Fernanda Bruno

Sobre os autores..……………………………………………………………………………………………153


About Fernando Firmino

Fernando Firmino da Silva é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA e professor titular do Departamento de Comunicação Social - Jornalismo da UEPB