Resenhas


Resenhas de alguns livros discutidos nas reuniões do Lab404.

Shaping Technology / Building Society, de Wiebe Bijker e John Law.

O livro leva adiante o projeto de criar uma teoria do desenvolvimento tecnológico que esteja fortemente enraizada tanto na sociologia quanto na história. Os artigos buscam responder como as tecnologias se tornam estabilizadas, como elas ganham uma forma final e seu uso é geralmente aceito.
[+ veja mais]

 

The Tuning of Place, de Richard Coyne

O objetivo do livro é explicar como as mídias pervasivas ajudam a formular um senso de lugar através de sua capacidade de produzir pequenas mudanças – o que o autor chama de ‘tuning’ ou sintonização e é comparável com o processo de afinar um instrumento.
[+ veja mais]

 

Everyware, Adam GreenfieldEveryware, de Adam Greenfield

E se ao invés de estar alocada em alguns poucos dispositivos eletrônicos, a informação pudesse ser disposta em qualquer lugar, em qualquer objeto, a qualquer momento? Buscando essa aplicação tecnológica e de modo a facilitar nosso dia a dia, essa é a exploração empregada em Everyware.
[+ veja mais] 

 

Sentient City, por Mark Shepard

O livro é fruto de um evento realizado no outono de 2009 pela Architectural League e tenta responder a seguinte questão: ao passo que as tecnologias digitais parecem estar desmaterializando o mundo a nossa volta, qual o impacto que ela podem ter em relação a inevitável materialidade das construções e das cidades?
[+ veja mais]

 

Internet of Things, de Rob Van Kranenburg

[+ veja mais]

 

 

Geographies of Communication, de Falkheimer e Jansson

O livro vislumbra, de um modo geral, a relação da mídia com o espaço, de acordo com que os autores entendem por virada espacial nos estudos culturais e de midia.
[+ veja mais] 

 

Urban Assemblages, editado por Ignacio Faria e Thomas Bender

Como forma de focar-se no descentramento do objeto dos estudos urbanísticos, a obra adota a Teoria Ator-Rede como método de superação de velhas perspectivas redutoras. Para os autores, a cidade é feita da reunião de múltiplas redes e práticas heterogeneas.
[+ veja mais]

 

Mobilities, por John Urry

Um livro para pensar as mobilidades, as formas de movimento, os meios de locomoção e suas relações com a sociedade e as estruturas técnicas das quais dispomos: esta a proposta do sociólogo John Urry em seu livro Mobilities
[+ veja mais]

 

Augmented Urban Spaces, editado por Alessandro Aurigi e Fiorella de Cindio

[+ veja mais]

 

 

 

Geographies of Media and Communication, de Paul Adams

[+ veja mais]

Leave a comment