Pesquisadores


Coordenador

André Lemos é Professor Titular da Faculdade de Comunicação (FACOM) da UFBa, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da FACOM-UFBA, doutor em Sociologia pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne (1995) e pós-doutor (visiting scholar) pela University of Alberta e McGill University, Canadá (2008). É fundador e diretor do Lab404 – Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço e consultor ad hoc da Fapesp, CNPq e CAPES. Autor de diversos artigos nacionais, internacionais e de livros sobre cibercultura. Atualmente desenvolve pesquisa sobre Internet das Coisas, Big Data e Smart Cities com apoio do CNPq (Pesquisador nível 1A). Foi presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS), coordenador do PPGCCC-FACOM-UFBA e membro titular do Comitê de Assessoramento do CNPq para a área de Comunicação.

. Site: http://andrelemos.info
. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5586679333125539
. Twitter: @andrelemos

Professores do PPGCCC-Facom/UFBA

José Carlos Santos Ribeiro é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela FACOM/UFBa, Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), Especialista em Práticas de Ensino e Pesquisa (UFBa). Coordenador do Grupo de Pesquisa Tecnologias Contemporâneas de Comunicação – CNPq. Pesquisador participante do Centro Internacional de Estudos e Pesquisa em Cibercultura e do Grupo Cibercidades da FACOM/UFBa. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Psicologia (UFBA) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência nas áreas de Psicologia (clínica e social) e de Comunicação, com ênfase em Novas Tecnologias Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: cibercultura, sociabilidade, interações sociais, ciberespaço e processos psicossociais.

. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3642051581801976
. Twitter: @jcribeiro

. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2325071073263661

André Holanda é Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PPGCCC) da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Pesquisador Pós-Doc (PDJ- CNPQ) do Lab 404 – Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço deste mesmo programa. Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo PPGCCC -FACOM-UFBA. Atuou como coordenador da Pós-graduação EaD da Unijorge; e  Pós-graduação em Comunicação Organizacional da Faculdade 2 de Julho. Professor em cursos de Pós-graduação UNIT – Universidade Tiradentes; FBB – Faculdade Batista da Bahia; Faculdade 2 de Julho; FSBA – Faculdade Social da Bahia. Atuou ainda como Professor Substituto na graduação em comunicação da UFBA – Universidade Federal da Bahia e nas graduações da Faculdade 2 de Julho, Faculdade Social da Bahia e da Unijorge.

Pesquisadores Doutores

Macello Medeiros é Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela UCSAL. Mestre e Doutor pelo Programa de Pós Graduação de Comunicação e Cultura Contemporânea da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT / UFRB). Coordenador do Ambiente de Criação, Inovação e Pesquisa em Mídia e Mobilidade (CNPq / UFRB) onde desenvolve pesquisas sobre mobilidade e espaço urbano. Coordenador Adjunto do GT de Acessibilidade e Mobilidade do CREA-BA. Pesquisador Doutor no Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço – Lab404 (CNPq / UFBA) desenvolvendo pesquisa sobre cidades e informação. Atuou na área de áudio como produtor musical, técnico de som direto, microfonista em diversas produtoras de áudio e vídeo em Salvador. Vencedor do prêmio Harold A. Innis concedido pela Media Ecology Association (MEA) em 2012.

. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0337379141741884

Doutorandos

Adelino Mont’Alverne é doutorando e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas, pelo PósCom/UFBA, sob orientação do Prof. Dr. André Lemos. Professor convidado de disciplinas relacionadas a tecnologia, criatividade e comunicação dos cursos de Pós-Graduação da UNIFACS (BA), UNIT (SE), FITS (AL) e FACAPE (PE).

. E-mail: adelino@montalverne.com.br
. Twitter: @montalverne
. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5047728726585712

Elias Bitercourt é doutorando em comunicação pela Faculdade de Comunicação FACOM/UFBA, mestre em cultura e sociedade pelo Instituto de Artes e Humanidades IHAC/UFBA (2014), especialista em design de interfaces pela Unifacs (2004), graduado em Desenho industrial com habiliatação em programação visual pela Universidade do Estado da Bahia (2003). Atualmente é professor auxiliar em regime de dedicação exclusiva na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Departamento de Ciências Exatas da UNEB. Gerencia o Laboratório de mídias ubíquas – UBLAB/UNEB e atua como pesquisador nos grupos Comunidades Virtuais/UNEB e Lab404/UFBA, onde desenvolve atividades de pesquisa em cultura digital, tomando por objetos o livro digital, internet das coisas, big data e Teoria Ator-Rede.

. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0398551296546687

eliasbitencourt.com.br
facebook.com/eliasbitencourt
@eliasbitencourt

Nayra Veras de Araújo é Doutoranda em Comunicação e Cultura Contemporânea na Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí (2011), graduada em Bacharelado em Comunicação Social – Hab.Jornalismo e em Licenciatura Plena em História. Foi Professora dos cursos de Licenciatura Plena em História e Bacharelado em Comunicação Social da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) no período de 2012 a 2013. Atualmente investiga o uso de aplicativos de dispositivos móveis na comunicação pública de cidade sob a orientação do professor Dr. André Lemos.

. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8455342303258255
E-mail: nayraveras@hotmail.com

Vívian Corneti é publicitária pela Universidade de Taubaté, Mestre em Comunicação Social pela UNISINOS na Linha Cultura, Cidadania e Tecnologias da Comunicação (2014) e doutoranda em Comunicação e Culturas Contemporâneas na Universidade Federal da Bahia UFBA, na linha Cibercultura, sob a orientação do Prof. Dr. André Lemos. Tem experiência em comunicação interna e serviço público. Atualmente desenvolve pesquisas que contemplem as tecnologias de acessibilidade que permitem a inclusão de deficientes físicos na internet. Suas principais áreas de interesse são: inclusão social; cibercultura; cidadania; identidades culturais; ciborgues; tecnologias acessíveis; Teoria Ator-Rede; usos e apropriações da internet; comunicação interna; endomarketing; gestão de pessoas e atendimento.

. E-mail: vivicorneti@gmail.com
. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2274560249614859

Mestrandos

Leonardo Pastor é graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia e possui experiência em fotografia. Atualmente é mestrando na linha de Cibercultura do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom-UFBA), sob orientação do Prof. Dr. André Lemos. Seu trabalho de pesquisa tem como base três eixos: Fotografia, Automatismo e Teoria Ator-Rede.

. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4913115042331739
. Twitter: @leopastor

Moisés Costa Pinto é mestrando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo Póscom – Facom/UFBa; Atua como pesquisador do Lab404 – Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço -, onde estuda a relação entre smartphones e internet das coisas, sob a orientação do professor Dr. André Lemos. É Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBa).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5700084275752763
Blog: www.moisescosta.com.br
Twitter: www.twitter.com/monzacosta
Academia: https://ufba.academia.edu/MoisésCostaPinto/

 

PESQUISADORES FORMADOS NO GPC (2000-2014)

Pós-Doutoramento

Karla Brunet – Formação de pós-doutoramento no GPC, 2007-2008, com pesquisa sobre Redes, Colaboração e Espaço Urbano. Atual professora do IHAC/UFBA/

André Holanda – Início do Pós-Doutoramento em outubro de 2014.

Doutoramento

André Holanda – Mestre e Doutor em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Tese sobre Jornalismo, Tablets e Teoria Ator-Rede.

Thiago Falcão –  Mestre e Doutor em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Tese sobre Games e Teoria Ator-Rede.

Fernando Firmino – Mestre e Doutor em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Tese sobre Jornalismo e Tecnologias Móveis.

Jamil Marques – Mestre e Doutor em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Tese sobre Ciberdemocracia.

Luis Adolfo Andrade – Doutor em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Tese sobre Jogos Eletrônicos (ARG) e espacialização. (Doutorado).

Macello Medeiros – Mestre e Doutor em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Tese sobre Rádio Digital (mestrado) e Zonas Bluetooth (Doutorado).

Sivaldo Pereira – Mestre e doutor em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Pesquisa sobre Portais Governamentais.

Mestrado

Leonardo Ferreira – Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas – Dissertação sobre Games e Teoria Ator-Rede

Talyta Singer – Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas – Dissertação sobre Internet das Coisas e Teoria Ator-Rede

Adelino Mont’Alverne – Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da FACOM/UFBA. Pesquisa sobre Mídias Locativas.

Diego Brotas – Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da FACOM/UFBA. Pesquisa sobre Mídias Locativas e Paisagens Sonoras (Mestrado)

Flávia Rocha – Mestre em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Dissertação sobre Governo Eletrônico

Leonardo Branco – Mestre em Comunicação e Culturas Contemporâneas (UFBA). Pesquisa sobre Mapas Colaborativos.

Leonardo Costa – Mestre em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Dissertação sobre Inclusão Digital.

Maria Eugênia Rigitano – Mestre em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Dissertação sobre Ciberativismo.

Maurício Cunha – Mestre em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Dissertação sobre Interface de Portais Governamentais.

Monica Paz – Mestre e doutorando em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Pesquisa sobre Software Livre.

Paulo Vitor Sousa – Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da FACOM/UFBA. Pesquisa sobre Cartografias Colaborativas (Mestrado).

Patrícia Barros Moraes – Mestre em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Dissertação sobre Cibercidade

Thiago Falcão – Mestre e doutorando em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Pesquisa sobre Games.

Iniciação Científica

Aurélio da Cunha – Graduado, TCC sobre “wireless street games”.

Camila Queiroz – Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC.

Egideilson Santana – Graduando em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC.

Fernanda Rubim – Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC – Monografia sobre Cidade e Cinema

Frederico Fagundes – Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC.

Laís Furtado – Graduanda em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC.

Lorena Novas – Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC – Monografia sobre Cidade e Cinema

Luana Maldonado – Graduada em Comunicação Social com habilitação em Produção em Comunicação e Cultura.

Nelson Oliveira Neto – Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC. Projeto Mapa dos Gols

Leonardo Pastor – Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC.

Leave a comment